Disfagia
A disfagia é uma alteração na deglutição, ou seja, no ato de engolir alimentos ou saliva. Pode ocorrer em diferentes fases da vida, especialmente em idosos, podendo trazer sérias conseqüências à saúde. Na disfagia ocorre um desvio do alimento ou da saliva, obstruindo parcialmente ou completamente as vias respiratórias. Esse desvio pode ser facilitado também pelo envelhecimento natural de estruturas envolvidas na deglutição (lábios, língua, bochechas, etc.).
Além do envelhecimento das estruturas, o acidente vascular encefálico (derrame), traumatismo craniano, doenças neurológicas como Parkinson, Alzheimer, distrofias musculares e câncer de cabeça e pescoço podem causar a disfagia. Pode ainda surgir devido a próteses dentárias mal adaptadas, efluxo gastroesofágico grave e após longos períodos de entubação. É necessário o entendimento de que a disfagia além de provocar problemas emocionais e isolamento social, causa problemas sérios como desidratação, desnutrição e pneumonia, além do risco de morte por asfixia.
A função do Fonoaudiologo em Disfagia: Prevenção, avaliação, diagnóstico, habilitação/reabilitação funcional da deglutição e gerenciamento dos distúrbios de deglutição.
Referências bibliograficas:
Disfagia. O que é. Folder Disfagia - Conselho Federal de Fonoaudiologia. Disponível em: <https://www.fonoaudiologia.org.br/discovirtual/pubdownload/pubmanual5.pdf>. Acesso em: 23 maio 2010.
Função da Fonoaudiologia em disfagia. Disponível em: <https://www.fonoaudiologia.org.br/jspPub/formulario04.jsp>. Acesso em: 23 maio 2010.